MEMORIAL DO MISSIONÁRIO JESUS HERMÍLIO VÁSQUEZ RAMOS e FAMILIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IGREJA QUADRANGULAR CELEBRA 55 ANOS DE FUNDAÇÃO NO TEATRO - 12/03/2010

Ir para baixo

IGREJA QUADRANGULAR CELEBRA 55 ANOS DE FUNDAÇÃO NO TEATRO - 12/03/2010 Empty IGREJA QUADRANGULAR CELEBRA 55 ANOS DE FUNDAÇÃO NO TEATRO - 12/03/2010

Mensagem por Admin Qua Mar 17, 2010 5:43 pm

12/03/2010


IGREJA QUADRANGULAR CELEBRA 55 ANOS DE FUNDAÇÃO NO TEATRO

Co-fundador da igreja em Piracicaba receberá Título de
Cidadão Piracicabano


Na noite desta sexta-feira (12/03), no Teatro Municipal “Dr. Losso Neto”, a partir das 19h, a Igreja Quadrangular fará um Culto de Ação de Graças pelos 55 anos de fundação e na oportunidade, o superintendente da Região Eclesiástica de Piracicaba e vereador, Pastor Marcos Antonio de Oliveira (PMDB) entregará o Título de Cidadão Piracicabano ao peruano Jesús Hermílio Vasquez Ramos, hoje com 93 anos de idade e residente na cidade de Americana, através do Decreto Legislativo nº 01, de 12 de março de 2010, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para o Pr. Marcos autor do projeto, a importância do reverendo para o nosso município foi dupla. “O reverendo Jesús Hermílio Vásquez consolidou a Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade atravessando fronteiras e enfrentando barreiras e possibilitou grandes benefícios sociais aos piracicabanos advindos da instalação e expansão da denominação na região”.
Atualmente a denominação tem um contingente de mais de 2 milhões de fiéis no Brasil que se reúnem em 17.864 localidades, mantém obras sociais, escolas, institutos bíblicos e faculdades. Em Piracicaba, ela conta com 12 mil fiéis e 36 templos.
O local da celebração desta noite é carregado de memória, pois os primeiros cultos foram realizados no terreno onde hoje abriga o Teatro Municipal. Na época a Prefeitura Municipal emprestava o terreno para eventos e a Igreja Quadrangular fazia seus cultos debaixo de tendas de lona.

Comemoração
Há 55 anos nascia em Piracicaba uma nova denominação cristã: a Igreja do Evangelho Quadrangular. Oriunda de Los Angeles, Califórnia, a igreja com doutrina quadrangular baseada nos princípios bíblicos com enfoque profundamente Cristo-cêntrico e uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX, se expandiu por diversas nações e chegou em Piracicaba em 1955 graças ao empenho dos missionários Reverendo Jesús Hermílio Vásquez Ramos e Reverendo Harold Willians (já falecido).

O homenageado
Jesús Hermílio Vásquez Ramos, nasceu em Huaillacayán, ao norte de Lima, capital do Peru, aos 22 de junho de 1917, sendo filho de Feliciano Vasquez e Artemia Ramos. Morando em uma localidade com limitações para sua formação escolar, deixou sua cidade natal aos 14 anos para retornar a ela quase quatro anos depois, e além de trabalhar na docência do ensino básico, também tornou-se dirigente do time de futebol local.
Tendo mantido contato com a pregação evangélica quando ainda se encontrava em estudos fora de sua cidade, Hermílio Vásquez desejava aprimorar conhecimentos teológicos que complementassem as experiências pessoais de comunhão com Deus que afirma ter desenvolvido nas ocasiões em que ouvira de pregadores protestantes, as mensagens da Bíblia Sagrada. Assim, por volta de seus 20 anos de idade, decide partir para Lima, onde viria a se matricular e formar-se em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus no Peru.
Depois de formar-se, Vásquez mantém contato com os missionários americanos da Internacional Church of the Foursquare Gospel (Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular), Jack Anderson e Isabel Anderson e recebe autorização da Secretaria Internacional de Missões, em nomeação assinada pela fundadora internacional, Miss. Aimée Semple McPherson, para auxiliar na frente missionária junto aos índios Sirionós, na Bolívia. Em 1944, casa-se com Florinda Ângela Ortiz, e funda a Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade de Puerto Sucre, Guayamerim, na Bolívia. E, nesta cidade, sendo funcionário da Companhia Americana de Borracha, trabalha com brasileiros e passa a compreender melhor quais seriam as necessidades espirituais e sociais de nossa nação.
Levando a proposta de abertura da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, ao Secretário Internacional de Missões, Rev. Howard Courtney, em Los Angeles, o Rev. Vásquez vem ao Brasil para reconhecimento das necessidades de implantação da Igreja em solo brasileiro na segunda quinzena de janeiro de 1945. Iniciando seus trabalhos no Brasil a partir de Porto Velho, parte em seguida para Belém, capital do Pará e finalmente retorna a Bolívia, onde, segundo orientações da Secretaria Internacional de Missões, deveria assistir o Missionário Harold Edwin Williams em novo trabalho que a Igreja Internacional realizaria naquele país. Entretanto, por dificuldades do trâmite de realização do projeto junto ao governo boliviano, assumiram a incumbência de institucionalizar no Brasil, os trabalhos já iniciados de forma missionária pelo Rev. Hermílio Vásquez.
No dia 6 de junho de 1946, partem da Bolívia e passando pelas cidades de Porto Velho e Belém, estabelecem-se na cidade mineira de Poços de Caldas. Em setembro de 1946, ambos os missionários abrem um salão de cultos na Rua São Paulo, 116, em Poços de Caldas e fundam uma escola primária e outra de ensino de inglês e, assim, ganham maior facilidade de se expressarem na língua portuguesa. Em 1948, Williams inicia uma obra missionária na cidade de São João da Boa Vista, onde, em 1950, Vásquez fundará uma Escola de Formação Profissional situada na Rua Benedito Araújo, 63, e onde, também será fundada em 15 de novembro de 1951, a Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, tendo em Rev. Harold Edwin Williams, seu fundador, e na pessoa
do Rev. Jesús Hermílio Vásquez Ramos, o co-fundador da Igreja, agora institucionalizada no país. Em 1953, Williams muda-se para a capital de São Paulo, com o fim de expandir a Igreja do Evangelho Quadrangular para o restante do país, e Vásquez acumulará a condução administrativa e pastoral das igrejas em Poços de Caldas e São João da Boa Vista, além das escolas estabelecidas. Em 1956, Vásquez será sucedido pelo Rev. Edward Stwart e assumirá em Piracicaba, a igreja que havia sido fundada em 12 de março de 1955, pelo Rev. Julio de Oliveira Rosa.
Em Piracicaba, o Rev. Vásquez, contribuiu significativamente para a estabilização da obra fundada no ano anterior, que instalada para o culto de abertura numa tenda de lona, onde hoje se encontra o Teatro Municipal “Dr. Losso Neto”, continuava ainda, funcionando de modo precário. Com sua vasta capacidade de transmitir o ensino bíblico e as doutrinas cardinais da fé quadrangular, instruiu os primeiros fiéis, demonstrou com habilidade quais seriam os alvos a serem estabelecidos para a expansão da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, e, também, na cidade de Piracicaba.
Nos anos seguintes, a Igreja foi estabelecida na Rua Ipiranga, no bairro Cidade Alta, ainda nas imediações de onde fora fundada, na antiga tenda de lona. Com o considerável aumento de fiéis, logo se fundaria a Igreja do Evangelho Quadrangular também na Vila Rezende, e seguidamente nas cidades de Capivari, Tietê e Marília, no oeste do Estado. É também em Piracicaba que o Rev. Jesús Hermílio Vásquez Ramos conhecerá o evangelista Jayme Paliarin. Este jovem, dinâmico orador, partindo de Piracicaba e utilizando-se do sistema de implantação de igrejas por meio de tendas de lona, fundaria igrejas em diversas outras cidades do Estado de São Paulo, das quais se destacarão em crescimento e importância para a continuidade da expansão por todo o Brasil, as igrejas estabelecidas nas cidades de Limeira e Bauru.

Em agosto de 1958, encerrando um período de cerca de dois anos e meio, o Rev. Vásquez deixa Piracicaba para assumir a direção da Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade de Lins, onde permaneceu até 1964, para, posteriormente, pastorear nas cidades de Americana, Botucatu e Santa Bárbara d’Oeste.
Hoje, próximo de completar seus 93 anos de idade, mora com sua esposa Florinda Ângela Ortiz na cidade paulista de Americana. Tiveram sete filhos: Gilberto, Ester, Davi, Neemias, Samuel, Martinho e o piracicabano, Esdras. Com muitos descendentes, o Rev. Jesús Hermílio Vásquez Ramos, além de manter seus escritos e publicações, atende ainda, convites para conferências e pregações e continua sendo exemplo vivo de dedicação e serviço na causa do Santo Evangelho a toda uma geração de líderes e pastores surgidos de seu trabalho e do trabalho de seus contemporâneos.

Texto e foto: Gabinete do vereador

fonte: http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/

Admin
Admin

Mensagens : 30
Pontos : 90
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/02/2010

https://hermiliovasquez.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos